Quais ferramentas online você tem incorporado em sua padaria para tornar o seu negócio um diferencial? Na internet, o quão próximo do cliente a sua padaria está? Caso você não saiba responder a estas perguntas é melhor pensar logo sobre o assunto. Segundo o IBGE, a internet no Brasil possui mais de 120 milhões de usuários.
Esse número está levando donos e gestores de padarias a investirem em ferramentas digitais para alavancar o negócio. O Google Meu Negócio, nós já apresentamos para vocês aqui, agora é a vez de você conferir como usar as redes sociais para divulgar o seu negócio na web.
Criar uma página para o seu negócio no Facebook significa compartilhar informações com milhares de pessoas. Isso porque o Brasil ocupa a 3ª posição no ranking de países com o maior número de perfis na plataforma de Mark Zuckerberg. E isso ajuda, e muito, a sua empresa a criar conexão com seus clientes que já usam a plataforma e também a atrair novos potenciais clientes. Veja abaixo, as principais funcionalidades que irão colaborar para o sucesso do seu negócio na rede:
Faça postagens diferenciadas.
No Facebook você pode apresentar seu conteúdo de diversas formas, através das postagens. Já imaginou aquela foto de um pão quentinho ou um croissant maravilhoso pronto para ser provado aparecendo no Facebook do seu cliente bem no horário do lanche da tarde?
É exatamente esta lógica que deve ser seguida na hora de criar suas postagens, que podem vir de várias formas. Confira:
Crie Anúncios.
O Facebook oferece vários tipos de anúncios na própria rede social, no Instagram, Audience Network e Messenger. Podendo ser feitos no mesmo formato das postagens acrescido das 4 modalidades abaixo:
Depois de escolher o formato e o objetivo do seu anúncio é só selecionar o público desejado, definir a verba investida e impulsionar. O Facebook entregará ao público escolhido o conteúdo que você anunciou.
O Instagram para empresas é um recurso cada vez mais atraente para negócios que estão focados em trazer inovação ao seu modelo de gestão e construir um relacionamento com seu público. Isso porque as funcionalidades que a rede social oferece incentivam a interação entre os usuários, sejam eles donos de contas comuns ou comerciais.
Por isso, ter uma presença ativa na plataforma garantirá que sua empresa não passe despercebida por novos clientes em potencial e fique ainda mais próxima de quem já é de casa. Mas, como ter uma presença ativa na plataforma?
Produza conteúdo relevante.
Após criar a sua conta comercial no Instagram, o próximo passo é investir em conteúdo de relevância para o seu público, ou seja, postar o que é atrativo para o seu cliente.
Conteúdos em foto e vídeo movem a rede social e conduzem toda a relação entre os usuários. Por este motivo, produzir fotos legais e vídeos criativos do seu mix de produto, fará com que seu produto chegue até o consumidor criando o desejo esperado que o levará até a sua padaria ou a fazer um pedido de dentro da sua própria casa.
Outras ferramentas que acompanham a produção de conteúdo lado a lado é a análise das métricas, disponível para contas de perfil comercial. Através dela, você terá acesso aos melhores horários para veicular suas postagens, informações de perfil de público e performance dos conteúdos já postados.
Patrocine suas postagens.
Se você deseja agilidade na obtenção de resultados, investir em patrocínio através de anúncios pagos é o melhor caminho. Isso porque através do impulsionamento de postagens, o Instagram leva o seu conteúdo para quem não segue o seu perfil, mas se encaixa no perfil de consumidor do seu empreendimento.
Abuse dos Stories.
O Stories do Instagram é um recurso que permite o compartilhamento, durante 24 horas, de fotos, vídeos e postagens, sendo uma ótima oportunidade para trabalhar o relacionamento com o seu cliente e humanizar a sua marca.
Pela ferramenta, também é possível inserir emojis, escrever pequenos textos, fazer vídeos ao vivo e até marcar outros perfis, além da possibilidade de criar enquetes, testes, contagens regressivas para algum acontecimento importante e fazer vídeos no formato boomerang.
Use hashtags.
As hashtags são outra ferramenta do Instagram que permitem saber o que o seu público-alvo está publicando. Como funciona? Realizando uma busca sobre uma palavra-chave, você conseguirá ter uma base da quantidade de pessoas que possuem interesse no determinado tema.
Para realizar a busca é simples, basta digitar a palavra-chave no buscador do instagram e rapidamente o aplicativo lhe entregará opções de hashtags relacionadas ao tema.
Whatsapp Business
O aplicativo de troca instantânea de mensagens pode ser outro aliado poderoso da sua padaria ou confeitaria. Mesmo que seu negócio não possua um sistema delivery, ter uma conta no whatsapp para atender as dúvidas do seu cliente é uma estratégia eficaz para trabalhar o relacionamento com os consumidores.
Ter um canal de relacionamento instantâneo, garante a participação do seu negócio no processo de decisão de compra do seu cliente, ou seja, estando lá para poder respondê-lo sobre qualquer eventual dúvida, aumenta as chances do seu negócio de ser o escolhido.
Funcionalidades.
A grande novidade do Instagram Business é a possibilidade de visualizar as estatísticas das suas conversas e definir mensagens automáticas de ausência, saudação e até mesmo definir respostas rápidas.