A Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria (Abip) selecionou receitas para quem é apaixonado por chocolate e quer aproveitar o dia 7 de julho (Dia Mundial do Chocolate) com muito chocolate, prazer e amor.
Confira as receitas:
CHOCOLATE QUENTE COM CACHAÇA
INGREDIENTES
4 colheres de sobremesa de chocolate em pó
1 colher de sobremesa de açúcar mascavo
250 ml de leite
30 ml de cachaça branca
Canela em pó a gosto
Chocolate ao leite ou meio amargo, picado
MODO DE PREPARO
Aqueça bem em uma panela o leite com o chocolate em pó e o açúcar, misturando os três. Coloque no fundo da xícara um pedaço de chocolate, e adicione a dose de cachaça. Na sequência, acrescente o chocolate quente. Por fim, polvilhe a canela em pó sobre a bebida.
BATIDA DE CHOCOLATE
INGREDIENTES
450 ml de cachaça
1 caixa de creme de leite
1 barra de chocolate meio amargo
1 lata de leite condensado
MODO DE PREPARO
Derreta o chocolate em uma vasilha de vidro no micro-ondas por um minuto, acrescente o creme de leite e mexa. Em um liquidificador bata o leite condensado, a medida de cachaça e a mistura do creme de chocolate. Bata por aproximadamente cinco minutos. Depois, coloque em uma garrafa pet de dois litros, e deixe no congelador por 12 horas. Após seis horas de congelamento, retire para chacoalhar a garrafa, afim de acentuar o sabor, e volte a congelar o restante do período. Sirva com gelo, para deixar mais líquido e gelado.
MARTINI DE CHOCOLATE COM PIMENTA
INGREDIENTES:
85ml de cachaça
Pimenta do reino a gosto
115ml de licor de chocolate ou licor de cacau
MODO DE PREPARO
Misture a cachaça e o licor escolhido em uma coqueteleira e com pedras de gelo a gosto. Depois, coloque em uma taça e acrescente raspas de chocolate e pimenta do reino moída na hora.
SUFLÊ DE CHOCOLATE COM CALDA DE CHOCOLATE
INGREDIENTES (serve até 6 porções)
90 g de chocolate amargo 60% cacau
⅓ de xícara (chá) + 1 ½ colher (sopa) de açúcar (Atenção: o açúcar é adicionado em duas etapas diferentes da receita)
3 colheres (sopa) de leite
2 gemas
3 claras
manteiga e açúcar para untar e polvilhar os ramequins
MODO DE PREPARO
Pré-aqueça o forno a 180 ºC (temperatura média).
Unte com manteiga a lateral interna de 6 ramequins individuais de 7 cm de diâmetro e 4,5 cm de altura (com capacidade de 130 ml). Polvilhe com açúcar e gire para cobrir toda a lateral e retirar o excesso — capriche na preparação dos recipientes: a ideia é formar paredes ásperas para a massa escalar e se firmar à medida que cresce. Não é preciso untar o fundo.
Pique o chocolate em pedaços pequenos, transfira para uma tigela refratária grande e leve para derreter em banho-maria: coloque um pouco de água numa panela pequena e leve ao fogo médio; quando ferver, desligue o fogo e encaixe a tigela com o chocolate (o calor do vapor é suficiente para derreter o chocolate. Mexa delicadamente).
Adicione o leite, o ⅓ de xícara (chá) de açúcar e misture bem para incorporar. Retire a tigela da panela e deixe amornar por 5 minutos.
Numa tigela pequena quebre um ovo de cada vez, separando as claras das gemas. Transfira duas gemas para a tigela com o chocolate (que deve estar morno para que a gema não cozinhe ao ser misturada) e as 3 claras para a tigela da batedeira.
Bata as claras em neve: comece em velocidade baixa, quando espumar, adicione 1 ½ colher (sopa) de açúcar e aumente a velocidade gradualmente. Deixe bater por cerca de 5 minutos, até as claras ficarem marcadas com o batedor e as bolhas de ar próximas da parede da tigela sumirem. Atenção: se bater demais, as claras vão ficar muito firmes e perder a elasticidade. O resultado será um suflê ressecado. Bata apenas até formar picos.
Na tigela com o creme de chocolate, adicione ⅓ das claras em neve e misture bem com a espátula para incorporar — se as claras formarem pontinhos que não se misturam, é sinal de que foram batidas além da conta. Adicione o restante das claras e misture delicadamente, com movimentos de baixo para cima, para não perder todo o ar incorporado.
Com uma concha, preencha cada ramequin deixando cerca de 1 cm da borda livre – esse suflê cresce bastante no forno.
Transfira os ramequins para uma assadeira e leve ao forno. Com cuidado, preencha a assadeira com água até cobrir metade dos ramequins. Deixe assar por cerca de 20 minutos, ou até os suflês inflarem e firmarem. Nunca abra o forno enquanto o suflê assa — se a temperatura baixa, o suflê murcha. Enquanto o suflê assa, prepare a calda de chocolate.
Assim que os suflês estiverem prontos, retire a assadeira do forno com cuidado. Com uma pinça, transfira os ramequins para pratos e sirva imediatamente com a calda.
PARA A CALDA DE CHOCOLATE
INGREDIENTES
100 g de chocolate amargo 60% cacau
¼ de xícara (chá) de leite
MODO DE PREPARO
Pique o chocolate em pedaços pequenos, transfira para uma tigela refratária média e leve para derreter em banho-maria. Mexa delicadamente com uma espátula até o chocolate derreter completamente.
Adicione o leite aos poucos, mexendo com espátula até atingir a consistência de calda (se preferir uma calda mais fluida adicione mais leite, se gostar dela mais cremosa coloque menos). Transfira para uma molheira.
OBS: a calda pode ser feita com antecedência e mantida na geladeira por até 1 semana. Na hora de servir basta aquecer no micro-ondas por alguns segundos para voltar à consistência fluida.
BROWNIE RÚSTICO COM CHOCOLATE MEIO AMARGO E CARDAMOMO
INGREDIENTES
150 g de chocolate meio amargo
200 g de manteiga gelada cortada em cubos
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
3 colheres (chá) de fermento em pó
1 xícara (chá) de castanha-do-pará picada grosso
3 ovos
1 ½ xícara (chá) de açúcar mascavo
4 bagas de cardamomo
manteiga e farinha de trigo para untar e polvilhar
MODO DE PREPARO
Pré-aqueça o forno a 180 °C (temperatura média). Unte uma assadeira retangular de 20 cm x 30 cm com manteiga e polvilhe com farinha de trigo. Chacoalhe para espalhar a farinha e bata sobre a pia para tirar o excesso.
Sobre uma tigela, passe a farinha e o fermento em pó pela peneira. Junte a castanha picada e misture bem para envolver cada pedaço com a farinha.
Com uma faquinha de legumes, corte a ponta e abra cada baga de cardamomo ao meio. Retire e transfira as sementes para um pilão. Amasse bem até virar um pó.
Escolha uma tigela de vidro (ou de inox) que encaixe direitinho sobre uma panela pequena para fazer o banho-maria. Pique o chocolate. Transfira para a tigela e junte a manteiga em cubos e o pó de cardamomo.
Misture com uma espátula até o chocolate e a manteiga derreterem completamente. Retire a tigela do banho-maria e reserve.
Numa batedeira, junte o açúcar mascavo e os ovos e bata em velocidade alta por cerca de 3 minutos ou até a mistura ficar bem fofa e aerada. Desligue e retire a tigela da batedeira. Acrescente, aos poucos, o chocolate com a manteiga derretidos e misture com uma espátula.
Adicione, em etapas, a mistura de farinha, fermento e castanhas, mexendo delicadamente com a espátula. Transfira a massa do brownie para a assadeira untada.
Leve ao forno preaquecido para assar por cerca de 20 minutos. A massa ainda deve estar úmida quando sair do forno. Se assar demais vira bolo, e não brownie – a aparência deve ser a de um bolo ligeiramente cru. Deixe esfriar e sirva com merengue, creme batido ou sorvete.
Receitas e fotos: Revista Vida & Arte; Panelinha; Freepik