Pastel crocante e perfeito, aprenda a fazer
O pastel é uma verdadeira paixão. Como petisco ou prato principal, ele cai bem em qualquer ocasião. A massa crocante e sequinha combina com recheios variados. Uma ótima opção para oferecer na padaria, cafeteria e confeitaria do bairro.
Aquele famoso pastel de feira, que arranca suspiro, também pode se transformar no “pastel da padaria do meu bairro”. Para isso, é preciso caprichar na receita do pastel crocante e perfeito. Aprenda o passo a passo de como fazer essa receita que vai atrair muitos clientes para o seu negócio.
Massa de pastel (Ingredientes):
3 xícaras de farinha de trigo
1 colher (sopa) de sal
2 xícaras (chá) de água (480 ml)
2 colheres (sopa) de óleo
1 dose de cachaça (50 ml)
Massa de pastel (Preparo):
- Misture bem a farinha com o sal.
- Abra um buraco no meio da farinha e jogue, aos poucos, a água, incorporando-a à farinha com as mãos. Adicione o óleo e misture.
- Acrescente a cachaça e continue misturando bem a massa. Sove a massa em uma superfície lisa, polvilhada de farinha, até que fique homogênea e pare de grudar nas mãos.
- Deixe a massa descansar por cerca de 15 minutos, coberta com pano úmido ou plástico filme.
- Abra a massa com o auxílio de um rolo até a espessura mais fina que conseguir.
- Corte a massa já aberta usando uma faca com até 30 cm de altura e 10 cm de largura, para ficar do tamanho de um pastel de feira.
- Recheie ocupando no máximo metade do espaço. Dobre a massa e feche as bordas.
- Em uma panela, aqueça o óleo e frite os pastéis em fogo médio. Quando estiver dourado, coloque-os sobre papel toalha para tirar o excesso de gordura e reserve-os em local aquecido.
Segredos para a massa de pastel caseiro
** Coloque uma dose de cachaça, cujas propriedades permitem que a massa fique ainda mais consistente e crocante.
** Deixe a massa descansar por, no mínimo, 15 minutos.
** A espessura é outro ponto que merece atenção: um pastel grosso demais demora a fritar e, quase sempre, acaba ficando cru, enquanto um fino demais pode se partir durante a fritura.
** Evite recheios congelados, quentes, com muita gordura ou muito líquidos.
** Não exagere na quantidade de recheio e não se esqueça de umedecer as bordas da massa com água, pressionando com um garfo ou outra ferramenta, para que ela não abra durante a fritura.