A Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria (Abip) celebra o Dia Mundial do Pão, comemorado no dia 16 de outubro, destacando a importância desse alimento tão tradicional na mesa dos brasileiros. O pão, presente em diferentes formas e sabores, tem uma profunda conexão com a história e cultura alimentar do Brasil e do mundo.
De acordo com o presidente da Abip, Paulo Menegueli, o pão francês continua sendo o campeão de vendas e preferido dos consumidores. “No Brasil, o consumo de pão francês ultrapassa os 2 milhões de toneladas por ano, representando mais de 34% de todos os produtos panificados vendidos. Ele é o carro-chefe das padarias e merece uma atenção especial.”
Para reforçar a qualidade do pão francês, a Abip, em parceria com o Sebrae, estabeleceu a norma ABNT NBR 16170, que define o padrão de excelência para este tipo de pão. “Através dessa norma, padarias podem garantir que estão entregando um produto com as características ideais em sabor, textura e aparência, oferecendo o que há de melhor aos seus clientes”, explica Menegueli.
O Setor de Panificação em Números
O setor de panificação e confeitaria é um dos mais importantes da economia brasileira, presente em todas as cidades do país. Responsável pela produção de cerca de 6 milhões de toneladas de panificados por ano, apenas o pão francês contribui com R$ 12,47 bilhões no faturamento do setor, representando em média 9% da receita de uma padaria.
Em 2023, o setor faturou R$ 135,24 bilhões, um crescimento significativo em relação aos R$ 125,22 bilhões de 2022 e aos R$ 105,85 bilhões de 2021. De janeiro a maio de 2024, o setor já alcançou R$ 62,04 bilhões, mostrando sua força e resiliência.
Além do pão francês, outros produtos têm grande representatividade, como os pães macios artesanais (18,14% do consumo total, com 1,07 milhões de toneladas por ano) e o pão de queijo (7,05% do consumo, com 417 mil toneladas por ano).
Incentivo ao Setor
“É fundamental que o setor continue a inovar e se fortalecer, seja na produção de pães mais nutritivos, como os integrais e artesanais, ou no uso de tecnologias que aprimorem os processos de fabricação”, comenta Paulo Menegueli. Ele ainda ressalta a importância de manter a tradição viva: “O pão é mais do que um alimento. Ele simboliza afeto, união e história. E neste Dia Mundial do Pão, celebramos sua relevância não apenas como sustento, mas como um presente cheio de amor, presente em nossas vidas e em todas as padarias do Brasil.”
Confira alguns dados do setor:
FATURAMENTO DO SETOR
2024: R$ 62,04 bi (janeiro a maio)
2023: R$ 135,24 bi.
2022: R$ 125,22 bi.
2021: R$ 105,85 bi
OS PÃES MAIS CONSUMIDOS NO BRASIL:
São cerca de 6 milhões de toneladas de panificados produzidos por ano.
O PÃO FRANCÊS