A Ouvidoria é um canal de mediação direta entre os públicos interno e externo com a Abip. Atua como instrumento de gestão e contribui para o controle, transparência e responsabilidade ética da associação.
A Ouvidoria da Abip serve como instrumento de acolhimento, análise e mediação de manifestações, sejam elas sugestões, elogios, reclamações ou denúncias.
Após receber a manifestação, a Ouvidoria realiza a análise prévia e classifica a manifestação. Após, a manifestação é enviada ao setor responsável para as tratativas e retorno à Ouvidoria. No prazo estipulado, a Ouvidoria envia o retorno ao manifestante, por e-mail ou telefone. No caso de denúncia, o protocolo de investigação passará pela análise do Comitê de Compliance e/ou Comitê de Ética.
São mantidas políticas de sigilo e confidencialidade, além da preservação da identidade e proteção ao denunciante.
Reclamação
Demonstração de insatisfação relativa à prestação de serviço realizada pela Abip.
Denúncia
Ato que indica a prática de irregularidades em relação a legislação aplicável a Abip, políticas internas, código de ética, desvio financeiros, atos de corrupção, etc.
Elogio
demonstração de reconhecimento ou de satisfação sobre o serviço prestado pela Associação ou atendimento recebido.
Sugestão
apresentação de ideia ou formulação de proposta de aprimoramento dos serviços prestados pela administração.