A receita básica de qualquer pão é muito simples: basta unir farinha de grãos ou cereais, água e fermento. Com esses 3 ingredientes, é possível elaborar uma infinidade de massas. Condimentos, ervas e recheios podem ser utilizados para incrementar um dos alimentos mais consumidos no mundo.
Leia e nosso artigo e conheça 10 incríveis tipos de pães.
1. Pão de centeio
A massa de pão, fermentada naturalmente ou não, pode ser enriquecida com os mais diversos insumos, como sementes, cereais e grãos. Uma das farinhas mais utilizadas para fazer pães é a de centeio.
O centeio é rico em fibras e minerais e é um aliado ao sistema imunológico. É também pobre em glúten e de digestão mais fácil do que o trigo, por exemplo. Em geral, o pão de centeio é salgado. Algumas receitas levam açúcar ou mel para auxiliar na fermentação do pão.
2. Marraqueta
Marraqueta é um dos tipos de pães mais populares no Chile. Elaborado com água, farinha de trigo refinada, fermento e, naturalmente, sal; é um pão de massa mais compacta e menor umidade.
No entanto, ele é assado com um formato único. Quatro partes de massa são unidas em uma peça, que pode ser repartida facilmente com as mãos.
3. Hallula
Também muito popular no Chile, o hallula é um pão de textura mais lisa. O padeiro molda a massa em formato de um disco achatado e a superfície do pão costuma ser furada com um palito de dentes ou garfo antes de ir ao forno.
O hallula leva leite e manteiga em sua receita e, se quiser, o padeiro pode pincelar o pão com gemas de ovo para que ele fique mais dourado.
4. Tipos de pães com sementes
Elaborados com 7, 9 e até 12 tipos de grãos diferentes, esses pães são ricos em fibras. O preparo é simples: basta adicionar sementes a uma base de pão simples. Escolha os cereais, sementes e grãos de acordo com os benefícios nutricionais:
- aveia — cereal que contém vitaminas, proteínas e fibras. Pode ser utilizada nas formas de flocos, farinha ou farelo. Sua digestão é mais lenta e é ideal para quem precisa baixar a pressão arterial e os níveis de colesterol;
- linhaça — o grão, encontrado inteiro ou moído, proporciona a sensação de saciedade e auxilia no metabolismo, além de promover a produção de colágeno;
- chia — esse insumo combate o colesterol ruim e previne o diabetes. É rico em fibras, ômega 3 e 6.
5. Pão alentejano
Originário da região do Alentejo, esse é um dos mais deliciosos pães portugueses.
Ele é preparado com farinha de trigo e massa lêveda e deve ser assado em forno a lenha. A utilização de sêmola de trigo é opcional e garante ao pão uma textura mais firme.
6. Pão preto
O pão preto é uma alternativa aos pães preparados com farinha refinada. Normalmente, ele é feito com sementes de abóbora, girassol, linhaça, gergelim e farinha de centeio e/ou de trigo. É um pão levemente adocicado — alguns dos ingredientes utilizados em seu preparo são cacau, açúcar mascavo e mel. Por isso, os diabéticos devem ficar atentos e consumir o pão preto com moderação.
7. Pão australiano
Este pão é uma variação do pão preto e caiu nas graças dos paladares brasileiros recentemente. Ele é ainda mais doce que o pão preto, podendo levar melado na receita. Apresenta uma crosta macia e um interior denso. É polvilhado com fubá ou farinha de milho.
8. Ciabatta
Sua origem exata é desconhecida, mas acredita-se que esse pão foi popularizado por monges franciscanos, na Itália, há cerca de 800 anos.
Uma de suas caraterísticas mais marcantes é a utilização do método indireto de fermentação, em que as leveduras são adicionadas na massa, sem que o fermento seja “alimentado” previamente.
A massa da ciabatta é mole e, depois de assada, o pão possui crosta fina e miolo úmido. É feita, geralmente, com farinha de trigo.
9. Focaccia
Como a ciabatta, a focaccia é um pão rústico elaborado com trigo. Pode ser moldada em círculos ou em retângulos achatados, com no máximo 2 cm de espessura.
Trata-se de um dos tipos de pães mais macios e sua textura lembra a massa de pizza. A receita original aromatiza a focaccia com azeite, ramos de alecrim fresco e sal grosso. Contudo, é possível utilizar a massa como base para recheios de queijo, tomates, cebola e outras ervas aromáticas.
10. Brioche
Um dos tipos de pães mais famosos da França, o brioche é doce e leva manteiga, leite e gemas na receita original. É comumente moldado com duas bolas de massa, sendo que a maior serve de base para a menor. É normalmente consumido no café da manhã e pode ser preparado com frutas ou gotas de chocolate incorporadas à massa.
Ricos, macios, crocantes e saborosos. Os pães são fonte de energia, de nutrientes e de prazer à mesa. No entanto, é preciso consumir o alimento com moderação. Uma dica é optar por receitas mais saudáveis e nutritivas. Praticamente todos os pães podem ser preparados com o grão integral.
A diferença é simples: a farinha integral passa por menos processos, preservando a casca e/ou o germe do cereal. Com isso, ela preserva a maior parte dos nutrientes presentes no grão in natura. Além disso, muitas farinhas refinadas passam por processos químicos a fim de branquear o produto. De modo geral, as farinhas integrais são mais saudáveis e proporcionam maior saciedade quando consumidas.
FONTE: Prática