Seus potenciais clientes estão o todo tempo buscando informações no Google. Nós estamos o tempo todo pesquisando no Google.
Agora imagine uma pessoa buscando por padaria na sua cidade.
Você já testou? Em qual posição você aparece?
Agora imagina quando o cliente digita o nome da sua padaria no Google.
Ele rapidamente irá encontrar informações como telefone, fotos de produtos, horário de funcionamento, suas redes sociais e site, além de algumas ou muitas avaliações da sua loja.
O Google Meu Negócio, lançado em 2014, é uma das ferramentas que podem ajudar potenciais clientes a terem um acesso mais completo sobre as informações de sua empresa.
De acordo com o Google, “as empresas validadas têm o dobro da probabilidade de serem consideradas respeitáveis pelos utilizadores”. Quando falamos de negócios locais, essa funcionalidade é ainda mais importante.
Se você é, portanto, uma padaria local, pense nessa situação: um cliente está a alguns minutos da sua loja – por exemplo – e procura um lugar para almoçar ou fazer um lanche. Será que você será encontrado?
Utilize esta ferramenta estrategicamente e aumente as suas vendas e também melhore o rankeamento de sua loja no google, que é aparecer nas primeiras posições.
Portanto, para aparecer nas primeiras posições do google tem todo um trabalho de SEO com palavras-chave e investimento no google ads. Mas isso é assunto para outro post.
Aqui o importante é manter sua página verificada e atualizada e isso já melhora e muito a sua visibilidade nas buscas.
Por que utilizar o Google Meu Negócio
Uma pesquisa recente realizada pela Provokers, apontou que 96% dos brasileiros usam a web para pesquisar sobre produtos e serviços de pequenas e médias empresas.
Além das vantagens já mencionadas, de ajudar seu produto ou serviço a ser encontrado com mais facilidade, o Google Meu Negócio pode ajudá-lo a:
1. Cadastrar e destacar sua empresa no Google
Imagine um potencial cliente procurando por sua empresa no Google. Certamente ele está buscando por mais informações como endereço, horário de funcionamento, comentários, fotos, local, avaliações e outros dados.
Com sua empresa cadastrada no Google Meu Negócio, todas essas informações são exibidas dentro do próprio Google para quem busca por ela.
2. Interagir com os clientes
Você pode responder aos comentários dos seus clientes e postar fotos que mostrem o que você faz.
De acordo com o Google, “empresas que adicionam fotos às fichas recebem 42% mais solicitações de rotas de carro no Google Maps e 35% mais cliques para acessar seus websites do que as demais empresas”.
3. Entender e ampliar sua presença
Também é possível saber o número de pessoas que ligaram para sua empresa utilizando o número de telefone exibido nos resultados da busca e do Google Maps e de onde elas são, isso pode ajudar muito se você tem delivery.
Além disso, você recebe mensalmente um relatório por e-mail com alguns dados relevantes. Saberá, inclusive, quantas pessoas viram sua empresa no Google e quantas solicitaram informações sobre como chegar.
Como criar sua conta no Google Meu Negócio
1. Em primeiro lugar, digite Google meu negócio no buscador do Google, clique na primeira posição e depois clique em “comece agora”.
2. Na página que abrir, preencha o formulário com o nome da empresa, país, endereço, código postal, categoria. Diga também se atende os clientes onde eles tiverem (delivery) ou se somente em seu endereço (última opção do formulário).
Não se preocupe pois todas as informações podem ser editadas posteriormente. Então, se você está pensando em implantar o delivery, você pode atualizar as informações em outro momento.
3. Confirme as informações na próxima página, marcando a caixa em que confirma que é autorizado a gerenciar a empresa e que aceita os termos de serviço. Clique em continuar.
4. Insira o número do seu celular. O Google enviará um SMS para confirmar a criação da conta.
5. Digite o código enviado para o celular.
6. Pronto!
Como gerenciar e editar meu local no Google Meu Negócio
Após criada a conta, você terá que fazer uma segunda verificação. Esta verificação também pode ser feita posteriormente.
Esta verificação pode ser por telefone ou carta. Para confirmar que o endereço está correto, o Google enviará uma carta para seu endereço contendo um link e um código. Siga os passos que estão na carta e confirme seu local no Google Meu Negócio.
Agora basta acessar o endereço https://business.google.com/, encontrar o local desejado no painel e clicar em gerenciar local.
Você será redirecionado para a página de seu local.
A primeira coisa a fazer é colocar as suas informações, adicionar fotos, telefones, websites, horários de funcionamento e acompanhar avaliações e resultados de pesquisa sobre sua empresa.
Dicas de como usar o Google Meu Negócio para atrair mais clientes
1- Sempre responda os comentários
O Google possui um sistema de notas, assim como o Facebook, onde os clientes dão estrelas para os estabelecimentos e deixam seu comentário. A nota máxima é 5 estrelas.
É muito melhor ter uma avaliação negativa a ter uma avaliação não respondida. Responda todos os comentários. Se for uma avaliação negativa, peça desculpas e um e-mail ou contato do cliente para que vocês esclareçam os fatos fora da página.
2- Deixe sempre sua página atualizada
A todo momento você pode voltar em informações e atualizar suas informações de funcionamento, cartão de crédito e etc..
Procure sempre verificar se as informações estão corretas e o que pode ser acrescentado. Você agora aceita cartão, fez parceria com estacionamento, tem agora delivery… Atualize.
3- Publique fotos dos seus produtos
Publique sempre fotos bonitas e apetitosas dos seus produtos. Você também pode incentivar seus clientes a postarem fotos também.
Você também pode publicar o seu cardápio.
4- Utilize o recurso de Postagens
Este recurso ainda é novo no google ajuda muito a atrair mais visitantes e interessados nos seus produtos. Faça postagens de lançamentos, produtos saindo do forno, promoções e eventos. Eles aparecerão em destaque.
5- Solicite Avaliações
Peça, sempre que possível, para que seus clientes o avaliem no google. Ter avaliações aumenta a credibilidade do seu negócio.
6- Converse e relacione com o seu cliente
Habilite o campo de mensagens e converse tirando dúvidas de seus clientes.
6- Fique de olho no Insights
Na aba “Insights”, acompanhe os relatórios de acesso. É possível visualizar o relatório dos últimos 3 meses, te permitindo acompanhar os usuários que pesquisaram diretamente pela sua empresa ou atividade dela.
6- Crie um mini site, caso você ainda não tenha
Você pode também criar um site específico para sua empresa, e alterá-lo através do computador ou smartphone. Com recursos simples de arrastar e soltar, você pode subir fotos e informações sobre a sua empresa.
Então, vamos começar a usar esta incrível ferramenta gratuita do Google inteiramente à disposição do seu negócio.
Se tiver dúvidas, pode enviar nos comentários.
Fonte: Padariadesucesso.com