Dia Nacional do Pão de Queijo
Sabe aquele cheirinho especial no ar. Hoje o dia começou assim. Afinal, todo dia 17 de agosto é comemorado o Dia Nacional do Pão de Queijo e as padarias brasileiras estão com os fornos aquecidos e cheios de novidades.
Apesar da gastronomia brasileira estar cheia de inovações, sabores e texturas, o pão de queijo continua sendo um dos pãezinhos mais vendidos nas padarias. Ao todo, são consumidas cerca de 430 mil toneladas por ano.
De acordo com dados do Instituto Tecnológico de Panificação e Confeitaria (ITPC), no Brasil, os pães mais consumidos são o:
Pão Francês (34,39%)
Pães Macios Artesanais (18,14%)
Pães com Queijo (7,05%)
Pães Crocantes (3,35%)
Croissants e Folhados (0,99%).
“Pão de queijo é um patrimônio gastronômico brasileiro. Não pode faltar na mesa e pode ser consumido a qualquer hora do dia. Ele também já faz parte dos tradicionais produtos das padarias brasileiras. A experiência de saborear um pão de queijo fresquinho e quentinho é indescritível e por isso tem ganhado a atenção dos panificadores, que têm investido em formatos, recheios, tamanhos e até receitas diferenciadas, com queijos especiais”, disse o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria (Abip), Paulo Menegueli.
História do Pão de Queijo
Quem criou o pão de queijo? Acredita-se que a origem do pão de queijo tenha acontecido nas cozinhas mineiras do século XVIII. Essa iguaria brasileira, que dá vontade de comer todos os dias puro, com pastas e manteiga, recheios doces ou salgados, provavelmente, surgiu da criatividade das cozinheiras da época, que tinham em mãos uma farinha de trigo de baixa qualidade e começaram a fazer substituições pelo polvilho, oriundo da mandioca.
À receita eram adicionadas sobras de queijo, ovos e leite, que eram ingredientes de fácil acesso nas fazendas.
Mas, apesar do berço desta iguaria ser em Minas Gerais, a receita do pão de queijo ganhou o mundo e ultrapassou as barreiras geográficas.
No Brasil, o produto é facilmente encontrado nas padarias, pois é consumido com frequência pela população. O pãozinho se popularizou de tal forma, que ocupa o ranking entre os cinco tipos de pães mais consumidos no país.
Muitas padarias, para estimularem os paladares, têm investido em queijos diferenciados durante a fabricação do produto; além de inventarem diferentes formas e combinações. Há hambúrguer com pão de queijo, pão de queijo com doce de leite, com goiabada, com chocolate. Há pão de queijo com frango, carne de boi e porco e uma infinidade de criações.
Portanto, aproveite este dia especial e comemore o Dia do Pão de Queijo. Ao experimentar essa delícia, lembre-se de que você está degustando um patrimônio gastronômico brasileira, um pedaço da história e da cultura brasileira. Procure a padaria mais próxima e aproveite!