Curso de panificação internacional certifica primeiras turmas de alunos brasileiros para a evolução da atividade no País
Dada a importância da atividade de panificação para o dia a dia dos brasileiros, a Associação Brasileira da Indústria do Trigo (Abitrigo) promoveu, em parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria (ABIP), a Certificação Prática de Padaria Profissional, curso desenvolvido pela U.S. Wheat e que contou com aulas dos chefes Didier Rosada e Katherine Cruz, nos dias 21, 22, 24 e 25 de agosto.
Os 50 alunos que estiveram nas aulas presenciais, inicialmente, passaram por uma etapa on-line do curso, a Certificação Online de Padaria Profissional, para, então, participarem dos encontros na cidade de São Paulo (SP) com Rosada e Katherine, profissionais renomados mundialmente no segmento de panificação por seu trabalho técnico e suas habilidades de organização.
“A ideia dessa iniciativa foi seguir com a avaliação dos conhecimentos adquiridos pelos participantes ao longo do curso virtual. Durante as aulas presenciais, os alunos desenvolveram suas próprias formulações e, com o nosso suporte, apresentaram suas propostas de pães utilizando as técnicas trabalhadas em sala de aula”, explica o chefe.
Segundo o Diretor Regional da U.S. Wheat Associates, Miguel Galdos, essa foi uma oportunidade para os profissionais brasileiros aprimorarem suas técnicas e contribuírem para a evolução da panificação nacional, que busca atender as novas tendências de consumo da população.
“Após finalizarem a fase virtual da certificação, os alunos inscritos já chegaram com um maior conhecimento em relação à atividade. Nosso objetivo com as aulas práticas foi convidá-los e incentivá-los a sair da caixa em termos de produtos e processos, adotando boas práticas de panificação, de forma a continuar desenvolvendo do setor padeiro no Brasil”, reforça.
Para o Presidente-Executivo da Abitrigo, Rubens Barbosa, a união da indústria moageira com a indústria panificadora para a promoção desse curso é essencial para a evolução do segmento. “A harmonia entre moagem de trigo e panificação é o caminho para o desenvolvimento conjunto de ambas as atividades industriais. Por isso, apoiamos a iniciativa de formação de padeiros profissionais no Brasil”.
De acordo com o Presidente da Abip, Paulo Menegueli, a vinda do curso prático ao País proporcionou aos participantes o estímulo para serem os porta-vozes da evolução da panificação brasileira. “Essa atividade é essencial para o dia a dia dos brasileiros. Dessa forma, promover essa certificação de profissionais reforça nosso compromisso de fortalecer o segmento e promover a produção de pães de qualidade para a população”.
Experiência dos alunos
Divididos em duas turmas de cerca de 20 alunos, vindos de diversas regiões do Brasil, os profissionais participaram da prática e concluíram o curso após dois dias de aulas teóricas e de preparo de pães para avaliação de Didier Rosada. Uma das participantes foi a engenheira de alimentos do Moinho Guaçu Mirim, Alessandra Malaman, que destacou a experiência enriquecedora que teve durante a certificação.
“As aulas práticas agregam muito conhecimento para podermos levá-lo ao moinho e, consequentemente, aos nossos clientes. Estamos em contato direto com eles para divulgar novos produtos e orientá-los sobre a melhor forma de explorar seus benefícios. Participar desse curso é muito importante para a panificação brasileira”, detalha a profissional.
Já Alexandre Seta, do Moinho Paulista, trabalha desde cedo em sua carreira com trigo e panificação. Seu modo de exercer essa atividade é baseado não somente em replicar receitas, e, por esse motivo, decidiu participar da Certificação Prática de Padaria Profissional.
“A didática do curso é muito boa, pois nos ajuda a compreender a sinergia da matéria-prima com todos os processos da produção do pão, como o tempo e a temperatura, por exemplo, entendendo os benefícios que cada etapa produtiva traz ao produto final. Essa iniciativa é positiva para todo o setor”, pontua.
Texto: Attuale Comunicação