Neste espaço você encontrará informações sobre o Programa de Compliance da Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria (Abip). Também está disponível o Código de Ética da Abip para orientação de toda diretoria, associados, colaboradores e terceiros que se relacionam com a Associação.
Programa de Compliance da Abip
A Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria (Abip) é uma entidade comprometida com a ética, transparência e integridade, por isso instituiu o seu Programa de Compliance para fortalecer ainda mais os seus objetivos e sua relação com seus associados. Dentro de um modelo estruturado e de ciclo contínuo de trabalho, estabeleceu quatro eixos centrais para desenvolver, implementar, avaliar e manter os pilares do programa:
Princípios do Compliance na Abip
A Abip estabeleceu em seu contexto organizacional quatros princípios de Compliance, alinhado ao seu propósito:
Fortalecer o associativismo;
Aprimorar a governança corporativa;
Transparência nas relações institucionais;
Ser referência para o setor produtivo;
Esses princípios, entre outras coisas, orienta a instituição a construir todos os relacionamentos com base na integridade e no total cumprimento de todas as legislações e regulamentações aplicáveis de forma local e global. O programa foi elaborado e está alinhado aos valores e estratégias institucionais da Associação. Além disso, a diretoria da Abip assegura seu compromisso com a conformidade dos requisitos legais aplicáveis e com a melhoria contínua do Programa de Compliance.
Quais são os benefícios do Programa de Compliance?
O Programa de Compliance é uma ferramenta que irá contribuir para que a Associação se consolide no mercado de forma séria e comprometida.
O conjunto de boas práticas e gestão alinhadas à missão, visão e valores da Abip tende a abrir portas e fortalecer o valor da associação diante de associados, colaboradores, fornecedores, parceiros e patrocinadores.
É importante frisar que estar comprometida com um Programa de Compliance ultrapassa questões de prazos, regras, compromisso com o que for anunciado ou ter um código de conduta. Também existem riscos de atuar sem uma política de compliance atualmente, já que ações não estruturadas podem ocasionar danos legais, financeiros e à reputação da organização.
Por isso, a Abip se compromete com o Programa Compliance e a realizar todas as suas atividades com integridade e com os mais altos padrões éticos e de transparência.O programa foi elaborado e está alinhado aos valores e estratégias institucionais da Associação. Além disso, a diretoria da Abip assegura seu compromisso com a conformidade dos requisitos legais aplicáveis e com a melhoria contínua do Programa de Compliance.
“Espero que o Programa de Compliance que criamos seja um exemplo para as milhares de empresas do setor de Panificação e Confeitaria e instituições filiadas à Abip. Um ambiente normativo devidamente implantado, divulgado e monitorado, sendo definido por um Código de Conduta, Políticas, Procedimentos, Canal de Denúncia, processos bem definidos, comitê e mecanismos de gestão é muito importante para o setor.”