Pequenos pedacinhos crocantes podem ajudar a deixar sua salada ou sua sopa ainda mais saborosas e incrementadas. Duvida? Então, experimente adicionar croutons – de qualquer tipo – no seu prato!
Tradicionalmente, o crouton é um pedaço de pão frito ou assado. Originário da França, a iguaria, por mais simples que pareça, faz uma enorme diferença no sabor de qualquer quitute.
Os croutons mais comuns são os cubinhos de pão com leve sabor de alho, azeite ou manteiga. Há ainda quem aposte em sabores mais marcantes, com a adição de alecrim, por exemplo, ou outras ervas.
Essa é a receita mais fácil de fazer e necessita de habilidade zero na cozinha! Basta cortar o pão de forma em pequenos quadradinhos. Depois, derreta a manteiga em uma frigideira. Frite os pedaços de pão, leve rapidamente ao forno e salpique orégano ou a erva de sua preferência!
Aqui, você vai preparar os croutons direto na frigideira, ou seja, vai sujar apenas uma panela. Você pode usar também aquele pãozinho francês que sobrou do café da manhã para o preparo. Finalize com salsinha picadinha!
Qualquer pão serve para fazer croutons, inclusive os low carb, sem glúten… Aqui, a sugestão é utilizar o ciabata. Uma dica: não deixe que os pedacinhos fiquem muito queimados.
4. Croutons de parmesão, alho e ervas
Sua família já está acostumada a comer seus tradicionais croutons? Então, que tal dar uma leve mudada na receita? Para isso, basta adicionar parmesão na sua misturinha costumeira! Simples assim!
5. Croutons com azeite, alecrim e flor de sal
Perfumados e de sabor incrível, esses croutons vão deixar aquele gostinho de quero mais em todo mundo que colocá-lo no prato. O segredo dessa receita é usar bisnaguinha! Aquele pãozinho doce que é um dos lanchinhos preferidos da criançada!
Crocante e bem temperadinha, essa é mais uma daquelas receitas “vapt-vupt”. E o tchan dessa opção é adicionar manjericão desidratado! Fica maravilhoso!
Essa é mais uma opção para quem não quer fazer muita bagunça e prefere sujar apenas uma panela. Para deixar seu simples pãozinho com sabor marguerita, você só precisa adicionar, na mesma panela, tomate picadinho, sal, azeite, pimenta-do-reino e, claro, lascas de mussarela!
8. Croutons de grão de bico com sabor de bacon
Você não leu o título da receita errado – as palavras “bacon” e “vegano” estão juntas mesmo! Para conseguir essa façanha, você só precisa adicionar fumaça líquida a uma misturinha que dá uma “corada” no grão de bico. Ah, e fica tão gostoso, que também pode ser consumido como snack!
Mais nutritivo que os croutons feitos de pães, os de legumes ficam bastante saborosos, já que as ervinhas ressaltam ainda mais os gostinhos dos vegetais. Experimente essa opção feita com batata doce!
Aqui, o segredo do sabor fica por conta do tomilho. Experimente assar os pedacinhos de abóbora com essa erva, alho e azeite – o perfume vai invadir sua cozinha! Ah, e fica perfeito como acompanhamento para sopas que são mais a cara do inverno, como a de feijão ou a de lentilha.
Rabanada é aquele doce típico do Natal, mas nem por isso não pode ser consumida no restante do ano, não é mesmo? Para fazer esses croutons de rabanada, você vai precisar de pão, creme de leite, açúcar mascavo, ovo, canela, açúcar normal e mel.
E se você é do tipo formiguinha, tem crouton para o seu paladar também! E, o mais incrível: ele é perfeito para acompanhar tanto pratos doces como salgados. Quando adicionado à algum prato salgado, dá aquele toque levemente adocicado. O resultado é incrível!
Se você for fazer seus croutons com pão, a dica é usar a versão integral, já que os grãos e sementes deixam tudo ainda mais crocante. Para um toque extra de sabor, acrescente sempre suas ervas preferidas – tomilho, alecrim, orégano e salsinha são as mais comuns nesse tipo de receita. Armazene seus croutons em um pote hermético, dessa forma eles duram até cinco dias. Bom apetite!
Fonte: Receiteria