Logo que um ano se inicia diversos segmentos e empresas começam a ditar suas apostas para o novo ano. Muitas se confirmam e outras não.
Na área de alimentação não é diferente.
Passei uma semana pesquisando em sites daqui e de fora do Brasil para organizar um pequeno relatório de tendências. Aqui, o interessante é aguçar a criatividade, pesquisar e quem sabe, sair na frente. Algumas ideias já estão por aí e somente tomarão mais espaço no próximo ano.
Vamos lá?
Comida de verdade
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Comida de verdade vai invadir as redes sociais em 2019. Como resultado, o lema “mais mercado e menos supermercado”, estará em consonância com a compra de alimentos “mais reais”, consumindo alimentos em seu estado mais natural possível.
Aqui aponta para a redução de alimentos industrializados e aumento do consumo de alimentos frescos, orgânicos e que fomentem a economia local.
Interessante também é que uma tendência também apontada pelo Instagram para o próximo ano são histórias e personagens mais reais. Stories com verdade, sem muita produção.
Lanches e sobremesas saudáveis
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Estilo de vida saudável está na moda. E, como resultado disso, surgirão uma grande quantidade de lanches e sobremesas saudáveis. E, razão disto, a padaria vegana e saudável também se destacará com força crescente em confeitarias e doces caseiros.
A utilização de produtos menos processados em sobremesas será mais valorizada do que nunca. Assim, substituir o açúcar por adoçantes naturais é uma tendência forte. Na mesma linha, adicionar legumes e ingredientes naturais aos doces serão ótimas opções para melhorar textura e sabor de lanches e sobremesas.
Resgate de técnicas artesanais (como a fermentação natural!)
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A busca por um estilo de vida mais saudável também está associada a um resgate da simplicidade, que se traduz no interesse por técnicas artesanais e por itens produzidos localmente. “Os consumidores estão se cansando de produtos muito elaborados, sem que se saiba ao certo como são feitos. A desconfiança em relação à indústria de alimentos faz com que eles se voltem para o modo artesanal de produzir pães, iogurtes, queijos etc.”, afirma Manoela Alexandre, do Sebrae.
Essa redescoberta do jeito antigo de fazer comida levou, por exemplo, à valorização da fermentação natural. Atentos a isso, restaurantes e panificadoras já estão oferecendo pães, massas e pizzas elaborados por meio desse processo. “Na verdade, nada disso é novidade. Estamos falando de um retorno à forma como nossos pais e avós faziam sua comida. Mas, para uma sociedade acostumada à industrialização e ao consumo em massa, essa tendência renasce com uma força substancial, embasada principalmente pela preocupação com a qualidade do que consumimos”, completa a especialista.
Livre de
Está é uma tendência que já está crescendo desde 2018 e também reforça o crescimento dos pães artesanais. A tendência ‘livre de’ encontrou seu lugar ao sol, graças, em especial, ao surgimento da mania livre de glúten. Sua popularidade continuará a crescer devido à crescente conscientização sobre alergias e intolerâncias. Um movimento entre alguns consumidores para reduzir drasticamente a ingestão de glúten, ao invés de omitir completamente, está impulsionando as vendas de pães de massa lenta, como a pizza, que é mais fácil de digerir do que as variedades comuns de pizza, graças ao seu longo processo de fermentação.
Pães Vegetais e Coloridos
Crédito da imagem https://www.facebook.com/pg/ceorbread
Segundo Amrin Walji, analista sênior de inovação da Mintel, os produtos de panificação que contêm vegetais são um meio forte para as marcas explorarem o interesse pela nutrição positiva. O uso de vegetais coloridos, como cenoura ou beterraba, torna o conteúdo vegetal mais tangível e ajuda a proporcionar um aumento geral do sabor. Apesar disso, o pão de origem vegetal continua sendo um nicho na Europa, com 6% de todos os lançamentos de pães no ano passado, de acordo com o Mintel Global New Products Database (GNPD) .
Sabores do mundo
À medida que restaurantes étnicos e barracas de comida de rua tomam conta da cena de serviços alimentícios , as cozinhas do mundo e a panificação podem expandir o uso de produtos e ingredientes nos pães e doces. Pães mexicanos, indianos …podem ajudar a impulsionar a demanda por tipos específicos de pão.
Fique atento à moda dos sabores do mediterrâneo. Essa maneira de comer está levando às prateleiras romãs, zaatar, sumagre e açafrão.
Redução linha de Produtos
As padarias reduzirão suas linhas de produtos, oferecendo seus produtos mais vendidos e favoritos sazonais, segundo a Revista Bakery. Encontrar o equilíbrio entre a oferta de uma variedade de produtos de panificação para atrair mais consumidores e oferecer produtos realmente lucrativos pode ser obtido examinando-se as linhas de produtos e o verdadeiro custo de produção. Grandes cadeias, como Dunkin ‘Donuts , estão diminuindo. A ideia já vem desde 2018. Focar no que se faz de melhor e incluir produtos especiais e sazonais ao longo do ano.
Mais tigelas (bowl)
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Outra tendência mais recente que mostra sinais de recuperação são as tigelas de comida. Começando com o Hawaiian Poke Bowl, o conceito ampliou seu alcance até o ponto em que tigelas de todas as variedades estão disponíveis durante todo o dia, com os clientes aptos a selecionar os que combinam com seu gosto e humor. Enquanto tigelas geralmente consistem de legumes, arroz e temperos, alguns apresentam frango, carne, camarão e até mesmo frutas, sementes e iogurte.
Sabores Botânicos
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Notas florais de rosa, lavanda e hibisco, juntamente com sabores salgados de tomilho, alecrim e manjericão foram tendência no ano passado e ainda continua forte por esse ano. O poder da flor adicionado traz um sabor botânico misterioso e sutil.
Cardápios enxutos, pratos customizados e opções para dividir
O convite à simplicidade também chega aos restaurantes. Isso se manifesta na adoção de cardápios mais enxutos, com possibilidade de personalização dos pratos. Também vale a pena oferecer opções que possam ser compartilhadas, já que, devido à crise econômica, os clientes têm privilegiado essa alternativa. Pelo mesmo motivo, muitos têm trocado uma refeição completa por porções menores ou mesmo petiscos, principalmente no jantar. E essa é uma tendência que deve permanecer mesmo com a retomada da economia, especialmente entre o público mais jovem.
Delivery e ‘grab & go
Crédito imagem : Nestlé Professional
Cada vez mais relevante no faturamento de bares, padarias e restaurantes o delivery ainda tem bastante espaço para crescer e melhorar. Ainda mais com o avanço dos aplicativos de entrega.
As estações de ‘grab & go começaram nos Estados Unidos e já apontam por aqui. Refeições rápidas, snacks e lanches prontos para levar e consumir atendem a demanda da falta de tempo. Saladas, sanduíches leves e iogurtes com granola oferecem um refeição rápida e saudável. Avanços tecnológicos na área de embalagens ampliarão as possibilidades nesse setor, garantindo a preservação das características sensoriais dos produtos.
Maior diversidade de bebidas frias
E como aumentar o tíquete médio? Ampliando a oferta de bebidas frias (como sucos, chás, shakes e smoothies). Essa receita tem se mostrado bem-sucedida nos segmentos de fast food, conveniência e cafeteria. Já quando se fala em bares e restaurantes, a expectativa é que as cervejas artesanais e a mixagem de drinks tenham uma participação cada vez mais significativa nas vendas.
Maior automação
Agora que as refeições automatizadas estão se tornando mais comuns, prepare-se para ver mais bots no próximo ano. Eles não serão daqueles que fazem reconhecimento facial ou com sistemas de delivery para restaurantes de fast food, mas robôs que realmente fazem sua comida, oferecem serviço de quarto em hotéis e, além de acompanhar os clientes até restaurantes específicos, ajudam a encontrar mesas em restaurantes. Com essa nova geração de gadgets entrando na força de trabalho, não é de admirar que, segundo um artigo recente publicado no “New York Times”, funcionários de hotéis em todo o mundo estejam cada vez mais preocupados com seus novos concorrentes.
Sua experiência de compra terá alta tecnologia
A contagem de calorias funciona para algumas pessoas. Já outras não querem estar totalmente informadas sobre o que estão comendo o tempo todo. A Kroger está tentando tornar a alimentação saudável um pouco mais fácil com seu novo aplicativo, o OptUP, que acompanha os mantimentos que você compra e usa as informações personalizadas para fazer sugestões para trocas saudáveis e melhores escolhas alimentares.
Allison Kuhn, nutricionista e diretora de nutrição da Kroger (EUA), explica que o aplicativo leva em consideração seu padrão atual de compra e alimentação, e tem como objetivo levá-lo a escolhas um pouco mais saudáveis. “Trata-se de alcançar um equilíbrio saudável em geral”, diz ela. Logo, não é sobre registrar todos os alimentos que você consome e se sentir culpada por suas escolhas.
Sabores mais azedos
Em termos de sabor da moda, no próximo ano, a tendência da gastronomia é o gosto mais azedo. Graças à popularidade e influência das cozinhas coreana, filipina e persa, mais e mais elementos azedos estarão presentes no prato. Para se ter uma ideia, existem tacos kimchee, quesadillas, mac-and-cheese e até mesmo sorvete nos “novos” pratos de inspiração coreana, além de receitas à base de vinagre, com molhos típicos de cardápios filipinos, e muita acidez de calamansi, ruibarbo, kunzite (laranja azeda), tamarindo e romã, característicos de restaurantes persas.
Comida fermentada
Crédito Imagem Greenme
A comida e bebida fermentada atinge níveis cada vez mais altos de procura pelas potencialidades que revela no funcionamento do organismo. E assim deverá continuar a ser em 2019, ano em que deverão começar a surgir algumas novidades no mercado, como produtos fermentados que resistam mais no tempo, como a granola ou a aveia , por oposição aos fermentos da manhã de curta duração, como os iogurtes.
Já está na moda por aqui os Kombuchas, que é uma bebida probiótica obtida tradicionalmente a partir da fermentação do chá ou infusões ricas em cafeína.
Café e derivados
De manhã, à noite ou à tardinha, o café é pretexto para uma pausa no trabalho, para três dedos de conversa e um boost de energia. Em alguns estados norte-americanos, esse impulso tem outras formas e as bebidas e infusões com canabinol (CBD), óleo extraído das sementes de cânhamo (Cannabis sativa L.), popularizam-se ao ritmo do debate, que se mantém: benéfico ou prejudicial?
Frozens de abacate, hummus e água de coco invadirão os freezers
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Sorvetes livres de laticínios, feitos com leites alternativos, estão finalmente acertando nos departamentos de sabor e textura, de acordo com o relatório de tendências Whole Foods.
Este ano, as marcas levarão as coisas um passo adiante ao experimentar novas bases de sorvete, como homus, abacate e tahine. As guloseimas congeladas são uma ótima maneira de as marcas experimentarem diferentes ingredientes, porque não estragam como acontece com os alimentos frescos.
Substitutos de carne serão seu lanche
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De acordo com o relatório da Whole Foods, lanches como crepes à base de cogumelos, carne seca à base de soja e “bacon chips” de cogumelos continuarão ganhando força em 2019, como uma alternativa aos tradicionais lanches de carne.
Embora não sejam proteínas completas, tem todos os aminoácidos essenciais ao ingerir vários tipos diferentes.
Sua cesta de frutas terá uma pegada tropical
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A Whole Foods está prevendo que frutas tropicais como goiaba, pitaya, carambola e maracujá serão o centro das atenções em 2019.
Se você está cansado da sua maçã, troque por uma dessas frutas tropicais de vez em quando. “Frutas diferentes têm perfis nutricionais ligeiramente diferentes, mas todas são ricas em fibras, vitaminas e carboidratos saudáveis”, explica Keri Gans, nutricionista e autora de The Small Change Diet (EUA).
Os probióticos estarão nas prateleiras, não apenas na sua geladeira
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As pesquisas sobre a saúde intestinal estão crescendo em grande parte porque os cientistas estão esperançosos de que uma melhor compreensão do microbioma humano possa levar à melhoria da saúde pública. Durante anos, os probióticos foram apontados como uma ótima maneira de aumentar as bactérias saudáveis no intestino – alimentos fermentados como iogurte, além de pílulas refrigeradas e fórmulas têm sido o método de entrega para essas bactérias.ara 2019, espere probióticos em produtos de prateleira. “As marcas focadas no bem-estar estão facilitando a obtenção de mais probióticos, adicionando ingredientes funcionais aos produtos básicos como granola, aveia, manteigas, sopas e barras nutricionais”, diz o último relatório de tendências de 2019 da Whole Foods.
Satisfação Savory
Segundo a Queen, marca internacional de baunilha e confeitaria, 2019 vai levar a combinação de sabores doces e salgados no cozimento para um nível totalmente novo. De um pontapé de pimenta rosa em sua massa para um toque inesperado de ras el hanout em seu sorvete, no próximo ano será tudo sobre salgados, especiarias e todas as coisas agradáveis. A baunilha: o nosso tempero favorito será definitivamente um dos principais desta tendência, com notas de baunilha salgada e defumada aparecendo em receitas doces e salgadas.
Outras tendências apontadas pela marca Queen são:
Cores Naturais
Enquanto adoramos assar com cores vibrantes e ousadas, 2019 veremos os padeiros voltarem para as raízes mais naturais usando frutas, verduras e outros extratos vegetais.
Chocolate de rubi
Na confeitaria, o chocolate aparece principalmente em três variedades: amargo, ao leite e branco. Esse trio saboroso permaneceu intocado desde quando o chocolate branco fez sua deliciosa estréia há 80 anos. Mas recentemente a empresa suíça de cacau, Barry Callebaut, lançou um quarto sabor: o Rubi, um chocolate naturalmente rosa.
A criação do chocolate cor de rosa é feita a partir do cacau Rubi, uma semente encontrada no Equador, no Brasil e na Costa do Marfim. Por essa semente de cacau ser única e possuir um gosto intrinsecamente intenso e ter uma cor avermelhada característica, nenhum aroma ou corante são adicionados ao chocolate.
A tendência é vermos mais preparações com este chocolate.
Reinventados clássicos
Em 2018, assistimos a um ressurgimento da pastelaria nostálgica, com os favoritos da infância a aparecer em todas as redes sociais. Confortáveis bolos de chá e biscoitos, assim como a mãe costumava fazer! Esta tendência irá continuar, dando um toque de nostalgia, mas adicionando um toque para torná-la um pouco mais moderna, um pouco mais fresca, um pouco mais de 2019…
Sabores asiáticos
Enquanto dificilmente podemos chamar o matcha de “novo” (tem mais de 800 anos de idade!), Tem sido impossível ignorar os matcha lattes inundando nossos feeds do Instagram. Uma tendência por si só, este ingrediente verde brilhante também tem sido a porta para um novo mundo de sabores tradicionalmente usados na cultura japonesa e chinesa. Sabores exóticos, como yuzu, matcha, missô e gergelim preto, estão ganhando força em 2018 e finalmente atingirão o status de tendência de pico em 2019.
Qualidade sobre a quantidade
2019 verá uma mudança na direção do estilo “de volta ao básico”, onde a priorização de ingredientes de alta qualidade é mais importante do que as receitas de várias etapas. É sobre deixar simples bolos, pães e muffins falar por si mesmos como padeiros desenvolver uma maior valorização do sabor e textura que vêm com a escolha de ingredientes de alta qualidade. Chocolate e baunilha são ótimos exemplos: você experimentará a diferença!
Por fim, dê um olá para as “mood foods”
A “Mood food”, também conhecida como comida da felicidade, é uma nova tendência gastronômica, que surge com o objetivo de melhorar o estado de ânimo dos comensais através de uma alimentação saudável e equilibrada. Afinal, a comida deve ser prazer e saúde, mas também deve ser ânimo. E há uma série de alimentos que contribui, e muito, para essa tarefa. Bebidas cheia de vitaminas e energia, sucos para dormir melhor e snacks anti-stress.
Veja exemplos:
(imagem publicada pela Bird Street )
O High Mood Food é um novo café artesanal de comida pura com uma abordagem centrada nos vegetais.
Oferecendo comida probiotic-friendly, pratos do café são enriquecidos por alimentos fermentados que produzem vitaminas do complexo B e bactérias benéficas para uma ótima digestão.
( Imagem publicada por John Lenore )
A Marley Beverage Company, sediada em Denver, produz chás Mellow Mood e águas cristalinas, uma maneira natural e refrescante de relaxar, que “ajudam a dar a você a clareza de espírito para encontrar sua calma interior e estar presente no momento”.
Para atender a problemas vivenciados por pessoas a bordo e oferecer experiências mais agradáveis durante o voo, a empresa aérea inglesa Monarch Airlines criou a caixa Monarch Mood Food e serviu, em 2017, refeições a bordo projetadas para melhorar o humor de seus passageiros. A caixa incluía lanches como bolos de lavanda e chá verde para aumentar o relaxamento, chá de ervas para bater o inchaço, barras de lanches ricos em umami para energizar e sorvete de alcaçuz e echinacea para estimular o sistema imunológico. A Monarch
Airlines inspirou-se em uma pesquisa, que descobriu que 72% dos viajantes britânicos
acham que viajar é estressante e 33% não começam a relaxar até o terceiro dia de suas férias.
A Koupe Feel Good criou uma linha de sorvetes com alto valor de fibra e proteínas.
A UpBeat criou bebidas ricas em proteínas, vitaminas, cálcio e aminoácidos para dar boa energia.
FONTE: Padaria de Sucesso