Quais são as tendências e perspectivas para o setor de Panificação e Confeitaria para 2022? Quais tecnologias e ações os empresários não podem deixar passar? Para entender isso e muito mais, acompanhe esse texto:
Boa aparência
“Primeiro comemos com os olhos”. Certamente você já ouviu essa frase. A aparência dos alimentos e do estabelecimento é o primeiro pilar da decisão de compra do consumidor, principalmente se tratando da indústria de alimentos.
EXTRA: fazer boas apresentações de doces e salgados na hora de servir pode fazer toda a diferença. Afinal, quem na era das redes sociais não gosta de fazer uma foto bem bonita para compartilhar nas redes, principalmente, de uma delícia da padaria?
A boa aparência do seu estabelecimento também está relacionada à higienização do local. Nesse sentido, também é preciso ter atenção quanto ao uniforme dos colaboradores, desde aqueles responsáveis pelo atendimento até os padeiros.
Outro ponto que merece sua atenção e é capaz de “puxar” os clientes para dentro da sua padaria é a vitrine. Uma boa disposição de produtos na sua fachada pode ser mais atrativa do que cartazes de promoções e luzes piscando o tempo todo.
Delivery
Com a pandemia, o serviço de delivery, que já vinha crescendo exponencialmente, se tornou mais rentável e procurado pelos consumidores durante a pandemia.
Segurança alimentar na produção
A segurança alimentar é assunto sério, pois está interligada à saúde dos seus clientes e aos órgãos fiscalizadores.
No setor da panificação há muitos alimentos e matérias-primas com propriedades particulares e que precisam de atenção. Alguns processos e cuidados que se precisa ter em toda a rotina de uma padaria são:
- controle e eliminação de roedores, insetos e outras pragas nas cozinhas;
- limpeza de todos os ambientes e das gôndolas;
- resfriamento, congelamento e descongelamento em temperaturas e condições adequadas;
- proteções contra contaminação em produtos secos e molhados;
- higienização diária de utensílios, fornos e outros equipamentos essenciais para a cozinha da sua padaria.
DICA EXTRA: Acesse nossas cartilhas técnicas e confira algumas orientações: https://www.abip.org.br/site/publicacoes-tecnicas/
Inovação de produtos
Inovar em produtos novos e tradicionais não é perder a essência da sua padaria, como alguns empreendedores acreditam. A inovação é sobre usar novos meios e tecnologias para melhorar os seus produtos.
A inovação tem se mostrado um dos pilares da decisão de compra e da fidelização dos clientes. Os consumidores, cada vez mais, querem algo diferente e com maior valor agregado.
Rótulos limpos
Os rótulos limpos, ou clean label, são as etiquetas e legendas nutricionais curtas e com uma linguagem clara, utilizando somente ingredientes popularmente conhecidos. Essa é uma forma de facilitar a interpretação dos consumidores, de forma que eles entendam o que estão consumindo.
Alimentos funcionais
Os alimentos funcionais são tendências. Esse tipo de alimento é aquele que tem ingredientes benéficos à saúde e às funções básicas do nosso organismo.
Com a preocupação crescente em manter uma dieta balanceada e nutritiva, a busca desses alimentos vem aumentando, inclusive nas padarias. Os alimentos funcionais são capazes de atuar até mesmo na prevenção e controle de doenças e condições, como a diabetes, o câncer e a hipertensão.
Alguns compostos dos alimentos funcionais são:
- isoflavonas: encontrado na soja e derivados;
- ácidos graxos: encontrado em peixes, como o salmão, sardinha e atum;
- ômega 3: também encontrado em alguns tipos de peixes;
- licopeno: encontrado em alimentos de cor vermelha, como o tomate, goiaba vermelha e pimentão vermelho;
- luteína: derivado de folhas verdes;
- prebióticos: encontrados, por exemplo, em leites, banana e cereais integrais;
- fibras: facilmente encontradas em ótimas concentrações em cereais integrais (aveia, farinha de trigo e centeio, por exemplo), em leguminosas e casca de frutas.
Então, uma das tendências é que as padarias passem não somente a priorizar esses produtos, como divulgar mais essas informações. Sendo assim, promova os seus produtos com alimentos funcionais e eduque os seus consumidores sobre a importância deles na dieta.
Uma dica para inovar e se diferenciar da concorrência é a posta nos doces funcionais. Esses são produtos da confeitaria que equilibram ingredientes-base com outros que possam inibir ou minimizar os seus efeitos. Por exemplo, uma torta de abóbora com vitamina C é considerada um alimento funcional, mesmo tendo açúcar.
O que o seu negócio tem feito para a sociedade onde atua? Esse é termo que vem crescendo na mídia, pois os consumidores estão mais atentos às boas ações praticadas pelas empresas onde consomem.
Dicas saudáveis
Não é de hoje que as empresas vêm apostando no conteúdo educativo para instruir o seu público-alvo e torná-los cada vez mais fiéis. Uma das maneiras de fazer isso é por meio de dicas e receitas saudáveis em um blog e nas suas redes sociais.
Texto com a colaboração de informações de Massa Madre Blog.